Project Description

Em 2012, a Cemig iniciou o desenvolvimento do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) denominado “SISTEMA INTELIGENTE INTEGRADO COM TECNOLOGIA WEB E MÓVEL PARA GESTÃO DE EMERGÊNCIAS”, em parceria com a FAPEMIG e UNIFAL e tendo a Venidera como uma das principais executoras. O Projeto, finalizado em 2016, teve como objetivo o desenvolvimento de sistemas especialistas para auxílio à tomada de decisão em situações de emergência envolvendo barragens e reservatórios. Assim nasceu a inspiração da Plataforma Proximidade, um sistema denominado Sistema Georreferenciado de Apoio ao Sistema de Comando de Operação: SGA-SCO. À época criou-se um sistema WEB de suporte à gestão de planos de contingência para situações de emergência e comunicação com partes interessadas. As funcionalidades principais foram para auxiliar os órgãos de defesa civil no mapeamento de áreas de risco, criação de planos de fuga, levantamento de informações, recursos e pontos de interesse úteis ao processo de gestão de emergências em desastres, além da emissão de sinais de alerta.

Ampliando o escopo do programa relacionamento com comunidades, a Cemig em parceira com a Venidera buscou desenvolver um aplicativo com o objetivo de ser mais um canal de informações para as populações influenciadas pela variação dos níveis dos rios. Assim, em 2018, o SGA-SCO foi utilizado como base para o desenvolvimento da Plataforma Proximidade, que incorporou dados de operação dos reservatórios da Cemig à plataforma. O Proximidade permite ainda uma comunicação mais efetiva com a comunidade através cadastramento georreferenciado pelo aplicativo móvel de habitantes. Pela plataforma WEB ainda é possível a visualização e impressão de mapas em diferentes escalas e tipos, tais como foto de satélite, guia de ruas e mapa de terreno, além do envio de alertas para áreas selecionadas. Sobre as informações que poderão compor os mapeamentos, destacamos:

  • Pontos geográficos relacionados a habitantes para contagem e definição de especificações para a evacuação das áreas de risco;
  • Pontos geográficos relacionados a recursos tais como veículos, abrigos, hospitais, etc;
  • Áreas de risco em diferentes graus de probabilidade e severidade de risco;
  • Análises das áreas em relação a variações do relevo e da elevação e distâncias;
  • Rotas de fuga para cada área de risco mapeada.

A Plataforma Proximidade é, portanto, uma poderosa ferramenta web de apoio aos órgãos de defesa civil e, principalmente, às COMPDECs (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), que são os órgãos municipais responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil nos municípios. Basicamente, todas as informações e planejamento executados no Proximidade poderão ser impressas a qualquer momento, preferencialmente, antes de eventos desastrosos, visto a necessidade de equipamentos computacionais e serviços como energia elétrica e internet estejam disponíveis. Dessa maneira, o município pode construir e atualizar seus Planos de Contingência e resposta e deixá-los prontos para a utilização no atendimento de iminência e ocorrência de desastres. Ainda, as informações mapeadas poderão ainda ser utilizadas para treinamentos e simulações, facilitando os trabalhos de gestão e avaliação do planejamento de risco e desastres. Vale ainda destacar que as informações dos mapeamentos poderão ser facilmente atualizadas para que assim seja possível manter uma documentação de apoio consistente para uso sempre que o Sistema de Comando de Operações é acionado.

O vídeo abaixo mostra resumidamente como a Plataforma Proximidade funciona.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.

I Accept